segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tudo passa...

Uma antiga lenda oriental conta a história de um rei sábio e bom que se encontrava no fim da vida. Certo dia, pressentindo a chegada da morte, chamou o seu único filho, que lhe sucederia no trono, tirou um anel do dedo e disse-lhe: "Meu filho, este anel foi muito importante para mim e agora será teu. Quando fores rei, leva-o sempre contigo. Nele há uma inscrição. Quando estiveres a viver situações extremas, seja de glória ou de dor, tira-o e lê o que há nele".

O rei morreu e o seu filho passou a reinar no seu lugar, sempre a usar o anel que o pai lhe deixara. Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho, que culminaram numa guerra. O jovem rei, à frente do seu exército, partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, os seus companheiros lutavam bravamente, mas muitos acabaram mortos ou feridos. No meio de tanta tristeza, o jovem se lembrou do anel e leu sua inscrição: “isto também passará.”

Continuando a luta, o rei perdeu algumas batalhas, ganhou outras e, no final, saiu vitorioso. Retornou então ao seu reino e, coberto de glórias, foi recebido e aclamado pelo seu povo. Nesse momento, lembrou-se do seu velho e sábio pai. Tirou o anel novamente e leu: “isto também passará.”

Esse pequeno conto reflete um dos conceitos mais importantes do budismo: a impermanência. A sua lição, simples e direta, é que tudo na vida é passageiro. Tanto as alegrias como as tristezas vêm e vão. A derrota de hoje se transforma na glória de amanhã...

Para reflectir...

4 comentários:

  1. Obrigada por este texto tão lindo e tão reconfortante. Tive que partilhar.

    ResponderEliminar
  2. Quando li este conto adorei e fez-me imenso sentido, para quando os dias fazem menos sentido :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho que arranjar um anel com essa inscrição. Para já está escrita no espelho do wc.

    ResponderEliminar